Você já ouviu falar na antiga tradição do “Scoppio del Carro” (Explosão da “Carroça”) realizada anualmente no domingo de Páscoa em Florença na Itália?

Todos os anos, Florença celebra o Domingo de Páscoa de uma forma muito especial.

O “Scoppio del Carro” é uma tradição nascida há cerca de 400 anos, em 1622, e é uma das tradições mais belas e antigas de Florença.

Acompanhada pelas autoridades, músicos e militares, uma “carroça” com uma torre de fogos, conhecida como “Brindellone”, é puxada por bois brancos e chega às portas da Catedral de Florença.

Scoppio del Carro - O “Scoppio del Carro” de Páscoa

No final da missa dominical, do altar da catedral sai, então, uma pombinha mecânica (símbolo do Espírito Santo) com um fogo sagrado, atravessando toda a igreja até chegar à carruagem, fazendo-a “estourar”.

O fogo sagrado e os fogos de artifício servem para levar simbolicamente o anúncio da Ressurreição de Cristo a toda a cidade.

Segundo a tradição, logo após acender os fogos, se a pombinha mecânica voltar à Catedral perfeitamente, significa que será um ano de prosperidade e abundância.

Por isso, este é um dos eventos mais aguardados pelos florentinos e turistas, que ficam ansiosos por um “Scoppio del Carro” perfeito.

Abaixo, você poderá ver uma breve reportagem da TV de Florença contando a história desta antiga tradição.

Para você acompanhar, coloquei a transcrição da reportagem juntamente com a tradução.

Assim, além de você conhecer esta belíssima tradição, poderá ainda treinar a sua compreensão oral e aprender novas expressões seguindo a transcrição.

Então, vamos lá!

.

Lo “Scoppio del Carro” a Firenze

(A “Explosão da Carroça” de Firenze | Transcrição abaixo do vídeo)

.

Il Brindellone tornerà a scoppiare dopo l’assenza dello scorso anno per il lockdown.

O “Brindellone” voltará a explodir depois da ausência do ano passado devido ao lockdown.

In occasione della Pasqua 2021, tornerà la celebre tradizione fiorentina dello Scoppio del Carro tra la Basilica di Santa Maria del Fiore e il Battistero.

Por ocasião da Páscoa de 2021, voltará a famosa tradição florentina do “Scoppio del Carro” entre a Basílica de “Santa Maria del Fiore” e o Batistério.

La conferma è arrivata dal presidente del quartiere 2 e del calcio storico fiorentino con delega alle tradizioni popolari Fiorentine, Michele Pierguidi.

A confirmação veio do presidente do “Distrito 2” e do “Futebol Histórico Florentino” responsável pelas tradições populares florentinas, Michele Pierguidi.

Non possiamo più permetterci di avere una Pasqua senza lo Scoppio del Carro e anche in quest’anno particolare, lo abbiamo voluto fare fortemente.

Não podemos mais nos permitir de ter uma Páscoa sem o “Scoppio del Carro” e também neste ano em particular, queríamos fazê-lo fortemente.

Lo ha voluto il vescovo Betori, lo ha voluto la città di Firenze, il sindaco e anche il presidente del calcio storico fiorentino.

O bispo Betori queria, a cidade de Florença queria, o prefeito e também o presidente do “futebol histórico florentino” queriam.

Non c’è Pasqua a Firenze senza lo scoppio del Brindellone e anche quest’anno i fiorentini potranno goderne.

Não tem Páscoa em Florença sem o “Scoppio del Carro” e este ano os florentinos poderão apreciá-lo.

Certo in misura un po’ ridotta, un po’ diversa, non ci sarà il corteo della repubblica fiorentina ad accompagnare il carro, ma tutto quello di bello, che è il carro, che è lo scoppio del carro ci sarà.

Claro que de uma forma um pouco reduzida, um pouco diferente, não terá o cortejo da República Florentina a acompanhar a carroça, mas tudo o que é bonito, a carroça, a explosão da carroça haverá.

Quella dello Scoppio del Carro è una tradizione ormai millenaria.

O “Scoppio del Carro” já é uma tradição milenar.

L’arcivescovo di Firenze dall’altare del Duomo accende un razzo a forma di colomba che, sfruttando un meccanismo a fune, percorre tutta la navata centrale della chiesa e raggiunge all’esterno il Brindellone, facendolo scoppiare.

O arcebisco de Florença fica no altar do Duomo e de lá, acende um foguete com o formato de pomba que, usando um mecanismo de corda, percorre todo o corredor central da igreja e atinge o “Brindellone” o fazendo explodir.

Secondo la tradizione, una volta incendiati gli artifici, la colombina deve tornare indietro all’altare maggiore ripercorrendo da sola il percorso di andata.

Segundo a tradição, uma vez incendiado os fogos de artifício, a pombinha deve retornar ao altar maior percorrendo sozinha o percurso de ida.

Altrimenti il raccolto dell’anno non avrà buoni auspici.

Caso contrário, a colheita do ano não terá “bons resultados”.

Ma come nacque lo Scoppio del Carro?

Mas como nasce o “Scoppio del Carro”?

Si narra che Pazzino de’ Pazzi, un capitano fiorentino, nelle prime crociate, nel 1101, riportò a Firenze le pietre del santo, del santo sepolcro.

Se conta que Pazzino de’ Pazzi, um capitão florentino, nas primeiras cruzadas, em 1101, trouxe de volta a Florença as pedras do santo, do santo sepulcro.

E con queste pietre vengono accesi i fuochi, i fuochi sacri, da qui lo scoppio del carro.

E com essas pedras os fogos são acesos, os fogos sagrados, e então o “Scoppio del Carro”.

È l’antica, è la tradizione forse più antica che abbiamo a Firenze, e credo che sia molto, molto amata da tutti noi.

É antiga, talvez seja a tradição mais antiga que temos em Florença, e acredito que seja muito, muito amada por todos nós.

Quest’anno vista la pandemia in atto, non sarà possibile vedere dal vivo lo Scoppio del Carro, ma per seguirlo sarà necessario accendere il televisore oppure collegarsi via streaming.

Este ano devido a pandemia em curso, não será possível ver ao vivo o “Scoppio del Carro”, mas para acompanhá-lo será necessário ligar a televisão ou se conectar via streaming.

A margine della tradizionale cerimonia ci sarà anche il sorteggio del calcio storico fiorentino per il torneo 2021, con la speranza che si possa disputare.

Paralelamente à tradicional cerimônia terá também o sorteio do “futebol histórico florentino” para o torneio de 2021, com a esperança de que se possa disputar.

A tutti i fiorentini che amano la nostra città, le nostre tradizioni, una buona pasqua e viva Fiorenza!

A todos os florentinos que amam a nossa cidade, as nossas tradições, uma feliz Páscoa e viva Fiorenza! (Time de futebol do “Calcio Storico di Firenze”)

.

E aí, o que achou da tradição do “Scoppio del Carro” de Florença?

Scoppio del Carro 2 - O “Scoppio del Carro” de Páscoa

Você já conhecia esta antiga tradição do domingo Páscoa da cidade de Florença?

Uma curiosidade…

A carroça “Brindellone” contém cerca de 1600 fogos de artifício colocados desde a base até o topo da torre, e o espetáculo da explosão dos fogos dura aproximadamente 20 minutos.

É um dos principais eventos do domingo de Páscoa na Itália, que traz consigo uma riqueza de significados e história.

O que achou desta lição? Compartilhe comigo aqui nos comentários abaixo…

E que o espírito da Páscoa possa preencher o seu coração de amor, esperança e alegria.

Buona Pasqua!

.

Leia também: Tradição da Páscoa e Pasquetta na Itália

.


Priscilla Moraes
Priscilla Moraes

Olá! Eu sou a Priscilla, professora de italiano e criadora do “Italiano com a Priscilla”. Acredito que você seja apaixonado pela cultura e pela língua italiana assim como eu! Desenvolvi um método para tornar possível o ensino do italiano de uma maneira mais clara, fácil e natural. Sono felice di averti qui ; )

    6 replies to "O “Scoppio del Carro” de Páscoa"

    • José Adil Pedroso Nunes

      Achei linda a apresentação e espero poder assistir ao vivo um dia.
      Obrigado por compartilhar esta tradição fiorentina conosco.
      Grazie mille.

      • Priscilla Moraes

        Ciao José!
        É realmente muito linda. Un abbraccio!

    • Teresinha Pantalena

      Ciao Pricilla
      Bellíssima comemoração!
      Amei saber sobre essa curiosidade
      grazie

    • Renata dos Santos

      Que bela tradição.

    • Alberto G. Garcia

      Priscilla,obrigado por compartilhar esse belíssimo espetáculo florentino e sua história.
      Amo essa cidade!!

      • Priscilla Moraes

        Ciao Alberto!
        Sim, é um espetáculo belíssimo. Grazie mille!

Deixe seu Comentário

Compartilhe comigo o que achou desta lição!